O mundo de Gafa

Bien venidos ao MEU MUNDO! Se eu quiser, eu jogo fora, penduro no varal ou guardo debaixo da cama, porque é meu! Esse Blog não tem fins (nem princípios) Lucrativos (quer dizer, se quiserem me dar grana, estamos aí!), porém é de extrema pretensão, mesmo que infundada! O importante é exercitar o cérebro! Mesmo que seja pro mau... Mesmo que seja de forma errada... Mesmo que tenha de explodí-lo! Porque se escrevemos, é para que alguém em algum lugar, quando ler, sofra alguma reação!

quinta-feira, julho 13, 2006

Repetição Natural Humana

"A natureza humana é a mesma em qualquer lugar."
Miss Marple, personagem "detetive" dos livros de Agatha Christie.





Vocês já tiveram a sensação de já ter visto tudo antes ou essa impressão é só minha?
Não, não me refiro a um Dejavu ou como quer que se diga... tô falando de repetição da realidade... Sabe, algo como se tivesse já um molde pronto de tudo, com pequenas adaptações e variações, claro. Mas desse modo mesmo, tudo já existe, vai apenas se encaixando. E tu vê e na verdade já viu, mas talvez nem noctou ou coisa assim. É meio difícil explicar. Acho que não só pra mim, mas quem quer que tenha percebido isso, deve ser também.
Bem, não sei se algum de vocês que visitam aqui já leram algo da Agatha Christie, a Dama do Crime. Sendo mais especifico, alguém já leu um conto que seja, da Miss Marple? Tá, resumindo... Ela é uma velinha de 60 e poucos anos que investiga crimes que acontecem por aí... E ela defende a idéia de que a natureza humana é a mesma em qualquer lugar. Não sei se é porque li tudo dela ou o que, mas divido essa linhade pensamento. Acho que determinadas pessoas são extremamente iguais, não fisicamente, mas psicológicamente falando, umas as outras... e tu pode saber como uma vai agir em determinada situação por já ter visto outra fazer igual. Não digo enm isso... tu pode deduzir muita coisa de uma pessoa por conhecer outra muito parecida... Pode prever atos que nem a pessoa que tu conhecia já antes tenha tomado, mas só porque a visão se torna uma espécie de "funil" onde no fim resta uma pequena variação de possibilidades e dalí não escapa.

É fácil, depois que tu percebe isso, de ''surpreender" as pessoas à volta. Mas elas não percebem que tudo é igual e que é só prestar atenção! É só não esperar que caia a resposta no teu colo, é só se esforçar um pouquino. Não vá achar que tudo é exatamente igual também... Não, são só os detalhes que se ligam! Não dá pra explicar mesmo, acho que é algo como a pessoa saber pintar ou fazer música... vem de dentro, tu pode aprender a tocar, mas se não tiver o "feeling" pra isso tu nunca vai nem chegar perto de um cara que já nasceu pra isso!
Acho que essa minha "previsão" é mais ou menos assim... todos tem os dados, assim como EU tenho, pra formar as suas teorias, porém pra mim é mais evidente do que para quem não nasceu com isso, por mais que treine. Posso considerar uma habilidade natural, sei lá... Mas deduzo coisas a partir da primeira vez que vejo alguém, apenas por um "oi" ou um aperto de mão, ou coisa que o valha. E geralmente acerto, assim, bem legal, surpreendo a quem não me conhece. É engraçado, EU gosto ao menos...

Mas taí, contei como se faz... tomara que tentem. A vida fica bem mais simples assim, sério mesmo!




Humor: Orgulhoso de mim mesmo!



Ouvindo: Engenheiro do Hawaii - Revelação (Fagner Cover)