O mundo de Gafa

Bien venidos ao MEU MUNDO! Se eu quiser, eu jogo fora, penduro no varal ou guardo debaixo da cama, porque é meu! Esse Blog não tem fins (nem princípios) Lucrativos (quer dizer, se quiserem me dar grana, estamos aí!), porém é de extrema pretensão, mesmo que infundada! O importante é exercitar o cérebro! Mesmo que seja pro mau... Mesmo que seja de forma errada... Mesmo que tenha de explodí-lo! Porque se escrevemos, é para que alguém em algum lugar, quando ler, sofra alguma reação!

terça-feira, junho 06, 2006

Tratado sobre a veracidade de filmes tratantes.

"Cinema é a arte de fazer as pessoas falarem sem tossir."
Alfred Hitchcock, diretor de Cinema.



Queria lhes falar uma ou duas palavras sobre o que vejo nos filmes... Vejo que existem filmes bons, ruins, divertidos, tocantes, cruéis, movimentados, parados... mas nenhum é real. Talvez um ou outro se aproximem, mas nenhum é real... Os Senhores e Senhoras e Senhoritas Atores, Atrizes e "Atoras" se maquiam (ou é maquilam?), se pintam, se arrumam... até pra ficarem feios eles se embecam! tem que acentuar uma ruga, empalidecer a cara, por olheiras... enfim, é tudo montado!
Ninguém age naturalmente nos filmes... Quando algum de vocês já viu uma personagem (linda concordância essa nossa Língua Portuguesa...) espirrar num filme? A menos que seja estritamente necessário, tipo, pra ilustrar que ele está gripado ou têm alergia a gatos, isso não acontece! Ninguém espirra! Ninguém tosse! Ninguém dá um peido, a menos que seja uma comédia! Ninguém têm acesso de risos numa cena dramática! Eu tenho um primo que se acontece algo ruim, cai na gargalhada, de nervosismo. Mas num filme, ninguém têm uma reação dessas! É tudo programado! A naturalidade deles é programada!nenhum ator tira meleca do nariz sem um devido Close Up! Ninguém tropeça e torce o tornozelo a menos que venha uma bola gigante rolando atrás dele, ou um "fantasma-monstro-zumbi-seja-lá-o-que-fôr", ou se não tiver um cara pra levar a moça em sua Bici e fazer um par romântico...
Enfim, é um monte de detalhezinhos que se deixa passar... acho que deveria ter, assim como Diretor de Arte, Diretor de Trilha Sonora, Diretor de Reuinão pro Almoço... um Diretor de Detalhes veridicos nos filmes... Um cara que tenha noções da realidade! não daquele hemetismo que se está convencionado, que ninguém mais nota, pois toma como o natural... Um natural cinematográfico é tão procedente quanto um Ser Humano tentando ser Humano, se é que me entendem...
Será que ninguém nunca pensou nisso antes? Será que nunca disseram a um Diretor que tava mal do jeito que tava? Será que ele nunca notou que as pessoas à volta dele se engasgam, trocam as letras, se confundem? Alguém já viu a (feida da) Julia Roberts se confundir em alguma palavra? Não, ela têm que fazer sempre o papel de Julia Roberts, porque o faria? Já viram o Antônio Banderas interpretar bem um papel que não fôsse de origem Latina? achamos que determinadas pessoas sãobons atores e atrizes porque matamos essa analize do real... Eles são bons atores porque queremos que eles sejam! Mas pra bem da verdade, nenhum deles é realista... atua bem dentro do proposto, apenas isso!
Bons atores somos nós, que vivemos fora das telas, fora dos filmes, das maquiagens, sem nenhum texto, improvisando Full-Time!
Parabéns pra nós! Vamos fazer um filme!




Humor: Alegre com bons motivos (todos morando na minhacabeça!).


Ouvindo: Lobão - Chorando no Campo. (... o Cinema é só Ilusão...)