O mundo de Gafa

Bien venidos ao MEU MUNDO! Se eu quiser, eu jogo fora, penduro no varal ou guardo debaixo da cama, porque é meu! Esse Blog não tem fins (nem princípios) Lucrativos (quer dizer, se quiserem me dar grana, estamos aí!), porém é de extrema pretensão, mesmo que infundada! O importante é exercitar o cérebro! Mesmo que seja pro mau... Mesmo que seja de forma errada... Mesmo que tenha de explodí-lo! Porque se escrevemos, é para que alguém em algum lugar, quando ler, sofra alguma reação!

sábado, setembro 16, 2006

Documentário Sobre Antigas Raças

"Mais conhecido que china de beco!"
Um dos muitíssimos ditados populares gaudérios.




Setembro é o mês! Não se sabe ao certo de onde eles vêm, como aparecem, assim, meio que por mágica, em nossa cidade. Sempre em Setembro! Nos outros meses até se vê um ou dois, vá lá, mas em Setembro é que eles tomam conta. Eles vem em bandos, saem das entranhas da terra, descem das árvores, caem de paraquedas, não sei como aparecem tantos. Em Setembro, digamos, numa só semana de Setembro, se vê mais deles que em todo o ano inteiro. Pra quem não sabe do que estou falando, pois bem, estou falando dos Gaudérios.

E pra quem não sabe o que são Gaudérios? Este é um Blog lido pelo mundo todo, mocinho...

Certo, Gaudérios são uma antiga raça que deu origem aos gaúchos e, posteriormente, aos Porto-Alegrenses. Sobre essa antiga raça, pode-se afirmar que se locomovem por meio de cavalos, sendo eles, os animais, ou trancafiados em motores de motos ou Pick-Ups Ranger ou o que o valha... Também podemos dizer que eles se alimentam de Churrasco, sendo esse, no tradicional espeto ( do Espanhol, Carne na espada), ou em forma miniatura, feito de palitos de madeira e carne de Gato (que parece muito com Gado, ao menos, na grafia...), Cachorro, Ratazana, Lêmure... e também em versão doce de Morango com Calda de Chocolate. Além disso, há comidas alternativas, como a que me aventurei a provar, que é o X-Entreveiro, que consistem em uma diversidade de coisas sobre uma chapa de metal a fritar. Tem pimentões, cebolas, Bacon, Linguiça, Carne, Gordura... Tudo jogado dentro dum pão de X depois de bem gordurento, claro.
Sua bebida, que auxilia na ingestão do Churrasco, é a Ceva, não importando se esta gelada, fria, morna, quente ou fervida. Na ausência dessa, Cachaça é uma boa opção, ou então Caipirinha, que é algo bem daqui do Sul... (pois não!), ainda mais se feita com Vodka (produto também muito nacional) pra poder cortar a Garrafa de vidro e fazer um copão, que tu vai usar um par de vezes na vida depois de passado o mês comemorativo.
Suas interessantes vestes variam, após muitos anos de pouca evolução (ou poucos anos de muita evolução?), entre, no sentido de baixo pra cima (assim espero), botas de couro de qualquer coisa que possua couro, pode ser vaca, cabra, baleia, ornitorrinco ou Cowboy! Ao subir, temos a Bombacha, que é uma calça bufante cheia de pregas, mas pode ser bem substituída por um Jeans surrado, desde que seja acompanhado de uma camisa da Nike, ou com dizeres da língua Mãe-de-Todos, que é o Inglês. Se no frio, usam Pallas, ou Ponchos, que, ao que observei, mesclam uma curiosa sintonia de muito-feios com bem-caros, assim que, mandarei fazer, por módico preço, um desses nas cores Vermelho, Verde e Preto, Xadrez, um típico Palla (ou Poncho) Irlandês. A principal semelhança destas vestes são, além de vestirem pelo pescoço, ambas começam com "P"! Já a diferença é que Palla prossegue com "alla" enquanto Poncho, com "oncho". Alguns dizem que Poncho é de beber, enquanto Palla é o que se fala na Itália (EU sei que é Parla, não me "ocorroge"!). Por fim, chegamos ao chapéu, que tá valendo tudo! Pode ser desde o típico Gaudério (que ninguém sabe ao certo qual seja), ao Sombrero, Chapéu do Sítio do Beto (aqueles dum material que parece isopor sabem?), Boné com dizeres campeiros, peruca de touro...
Seu habitat natural, nessa época do ano, que é o mês de Setembro (que vai do dia 7 ao dia 20), é o Parque Harmonia. Condizente com o nome, é raro ter alguma briga ou desavença por conta do alcoolismo ou diferenciação de partidarismos políticos (também muito ativos nessa época, fenômeno que ocorre de 4 em 4 anos, todos os anos a cada dois anos, de números pares, junto com olimpíadas ou Copas do mundo, fazendo o ano virar em nada!). Possui uma rica vegetação constituída de mato-ralo, arvores grandes, piquetes e cêrcas de madeira e um ou outro pau com uma bandeira amarrada... sobre o solo, sabemos ser constituído de arião-rala-joelho nos dias de calor de renguear cusco e Barro-Atoleiro nos dias de Chuva-que-Deus-Manda. Formado ainda de gramíneas, terra preta, terra vermelha, terra fucsia e papel de bala (de goma ou não, "vareia"...).
Sobre o idioma que falam, convém reessaltar que ocorrew uma transformação em suas cordas vocais fazendo-os se comunicarem por meios de Provérbios Guascas como "mais perdido que cego em tiroteio" ou "mais firme que palanque em banhado" ou com típicos sotaques do interior (sobretudo, do interior da garganta.).


Agora que vocês já sabem como identificar um Gaudério original, cuide seus vizinhos, parentes e amigos e observe as transformações ocorrerem aos seus entes queridos (queridos longe de tí, neste caso) e surpreenda-se com esse estilo alternativo de vida!



Humor: Meio sei lá, entende?!


Ouvindo: Xirú Missioneiro - O Guasca e a Roqueira.