O mundo de Gafa

Bien venidos ao MEU MUNDO! Se eu quiser, eu jogo fora, penduro no varal ou guardo debaixo da cama, porque é meu! Esse Blog não tem fins (nem princípios) Lucrativos (quer dizer, se quiserem me dar grana, estamos aí!), porém é de extrema pretensão, mesmo que infundada! O importante é exercitar o cérebro! Mesmo que seja pro mau... Mesmo que seja de forma errada... Mesmo que tenha de explodí-lo! Porque se escrevemos, é para que alguém em algum lugar, quando ler, sofra alguma reação!

sábado, novembro 19, 2005

Penso, logo Descartes existe...

"Na história humana, não há registro de um filósopho feliz!"
H.C. Mencken




Normalmente, não costumo escrever sobre temas de filmes, mas abro essa excessão pois é um bom motivo...


É o seguinte... A uns dias atrás vi o Filme I Love Huckabees (não sei se precisamente se escreve desta forma...) e o tema que é tratado é interessante! Aliás, é um ótimo filme, uma visão muito peculiar de humor! Nunca vi nada equivalente, ao menos... É um humor baseado em Filosophia e Contra-Filosophia e Anti-Filosophia e coisa e talz...
É mais ou menos essa construção: Você tem problemas, vai lá e contrata os serviços de uma empresa de "detetives-existênciais" que investigam (que mais faria um detetive?! (quem respondeu tomar café, recebeu 100 pontos de bônus!)) sua vida, seu dia-a-dia, sua intimidade... enfim, começam a se envolver nas rotinas alheias... E daí EU, que gosto de pensar (ou fazer de conta que o faço...) sobre esses temas fiquei pensando... É uma idéia genial! Tu contrata pessoas pra dizerem o que há errado contigo! Mas não é como esses Psiquiatras, Psicologos e Psicopatas por aí, pois eles acompanham sua rotina, interagem com sua realidade (ou sua ficção, sei lá!), não ficam lá, apenas sentados, com um bloquinho nas mãos e óculos na ponta do nariz...

No desenvolver do filme, mais coisas a se pensar... Tipo, a certa altura, a mulher descobre que tudo na vida do carinha aconteceu por ele ter perdido seu Gato na infância! Tá certo que odeio gatos (exceto os em forma de bola, pois possuem aerodinâmica pra chutes...), mas me liguei foi na questão de como um facto (olha o sotaque!) isolado e aparentemente sem importância pode refletir em coisas futuras!
Pensando nisso, noctei (!) que uma amiga minha, a qual faz muito tempo que não nos falamos até, tipo, perdi o contacto e coisa assim... mas enfim, ela me convidou pra ir a um show dos Replicantes! EU nunca tinha ido a um Show na minha vida! Eu não conhecia Replicantes direito! Talvez se eu não tivesse ido nesse Show, eu não iria a nenhum deles, não teria me divertido muitas vezes, não conheceria muitas pessoas, não teria levado mais gente a estes shows, e estes não teriam a influência de replicantes, e talvaz não montassem bandas e talvez eu não conhecesse pessoas que os conhecem e talvez algumas pessoas se afastariam de mim se me vissem como eu seria, pois talvez eu viesse a não usar chapéu, nem bermudas Xadrez (XadreX!) e suspensórios e camisas de bandas e talvez eu fôsse uma pessoa totalmente diferente e melhor! Ou pior! Ou será que aconteceria algo pra que eu fosse posto no mesmo rumo, independente do que quer que acontecesse... e que era pra ser assim, independente do que eu passasse, dissesse e/ou fizesse?

Eu não sei... nem me arrisco, mas é interessante pensar dessa forma, ao meu ver! Não que isso vá mudar algo que já tenha acontecido... Mas só o facto de conceber tudo que poderia ser e não foi é meio maluco, como se tu pudesse ter diversas vidas em rotas paralelas e fosse armando combinações, entrando em uma, saindo de outra...


Mas só estou devaneando... Espero que façam o mesmo! É divertido! É atormentador! É maluco! É bem a minha cara!



Ou não, né?!



Humor: Apesar de cansado, estou me divertindo!


Ouvindo: Replicantes - O Futuro é Vortex (já que faltou...)