O mundo de Gafa

Bien venidos ao MEU MUNDO! Se eu quiser, eu jogo fora, penduro no varal ou guardo debaixo da cama, porque é meu! Esse Blog não tem fins (nem princípios) Lucrativos (quer dizer, se quiserem me dar grana, estamos aí!), porém é de extrema pretensão, mesmo que infundada! O importante é exercitar o cérebro! Mesmo que seja pro mau... Mesmo que seja de forma errada... Mesmo que tenha de explodí-lo! Porque se escrevemos, é para que alguém em algum lugar, quando ler, sofra alguma reação!

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Natureza da Mudança.

"EU não tenho noção do que EU tô fazendo!"
Uma criança, lá pelos seus 7 ou 8 anos.




Pra começo de conversa a mudança é algo biológico (Bio, lógico?). Está no código genético do ser humano. Não se muda por que se quer, e sim por que precisa, por que é impelido para tal. É como respirar. Acontece involuntário, sem se perceber. É reflexo, como piscar. É automático, como ouvir ou ver.
Porém (ah, porém), se tem a opção de frear isso. Trancar a natureza. É provisório esse freio, mas existe. Toda mudança vem com a opção de não fazê-la. Pra bem da verdade, a vida é um constante jogo de "sim" e "não". Mas é muito rápido e não se nota. Por isso dizer da mudança ser de nossa natureza (nossa né?). Constantemente mudamos e apenas quando nos damos conta de uma ou outra coisa é que freamos esse processo. Considerando que a evolução mutativa é constante, o unico que fazemos então, é dizer "não" a algum fator que nos seja apresentado.
Mas e o que nos faria parar um processo natural de nós mesmos? Percepção do medo, duvida, comodidade, preguiça... tem como citar diversos estados que seguram esse processo. Mudar gera mudanças (óbvio!). Cria mais perguntas de "sim e não", e após essas respondidas, gera mais perguntas ainda. E assim se vai seguindo. 50-50. "Talvez" não existe, é apenas uma impressão. O "talvez" nada mais é do que um "não" respondido às pressas, dando uma opção de "sim" a ser respondido no futuro (distante ou não) quando a pergunta for refeita.
Levando em conta então que a mudança é natural, se uma pessoa lhe acusa de ter "mudado" com ela em seu trato, sim, ela está correta. Pois se está mudando a todo instante. É como aquela paradinha que o carinha aquele (Ghandi) falou sobre o Rio (não de Janeiro e nem Grande do Sul ou Norte) nunca ser o mesmo. Porém também a pessoa está enganada, pois a pessoa não "mudou" assim, do nada, mas sim vem sofrendo um processo constante da mudança que é natural. E se mudar é estado natural, não é uma mudança. É paradoxal a bem da verdade.
Voltando a mudança... bem, como visto, mudar é necessário pro bem da auto-evolução de cada um. Mudar não é opcional. Opcional é, provisóriamente, frear essa constante mudança.
Outra coisa! Mudar não se escolhe, apenas se muda. Pode até se ter a impressão de que a mudança foi premeditada, proposital, intencional ou coisa que o valha. Engano. A mudança fervilha. Ela diz, inconciente e subconcientemente como agir. O que esperar, o que fazer, como fazer e por que fazer, é tudo controlado. Pode paracer impulsivo, mas é um impulso já previsto que apenas sobe à tona. Tá tudo lá dentro, programadinho, apenas esperando a oportunidade de se apresentar. Já temos todas possibilidades formuladas em nós mesmos, basta colher. Basta olhar pra dentro. Como falou um outro cidadão lá, sobre o "mundo das idéias" (Platão), onde tudo já foi visto e criado, apenas relembramos neste mundo.
Então, na verdade, tudo isso foi só pra dizer que, seja pra bem ou pra mal, não parem de mudar. Pois não mudar é Involuir. E EU queria tanto usar essa palavra e nem sabia como...

Tenham um Novo Ano repleto de mudanças, pois esse agora EU não aguênto mais. Parece que não acaba...



Humor: Impaciente.


Ouvindo: 2PAC - Changes